09/02/2016

Volta às aulas 2016 - Ensino Domiciliar, aí vamos nós!

educação cristã em ação

Depois de muito orar e ponderar, marido e eu decidimos que vamos deixar nossa Pitucha de 3 aninhos mais um ano fora da escola.


Confesso que não foi uma decisão fácil. Como muitos sabem, sou professora e defensora da educação escolar e acredito que ela traz grandes benefícios para a criança que frequenta boas instituições. Mas colocando tudo na balança, comparando os prós e contras, considerando toda a logística sobre levar, buscar, bancar e, principalmente, sobre tirá-la por algumas horas do convívio familiar sendo que eu ainda estarei em casa em período integral com os irmãos mais novos, acabamos por fazer essa escolha, e fiquei aliviada.

Esses três anos passaram depressa demais, e sinto que, mesmo estando em casa todo o tempo com eles, não aproveitei como deveria. Como meus filhos crescem rápido! Como os dias passam sem que eu leia todos os livros que gostaria, cante todas as músicas que gostaria, tenha todas as conversas que gostaria... Às vezes dou respostas do tipo "Mamãe agora não pode, está ocupada." com muito mais frequência do que deveria. O tempo voa, as responsabilidades do lar são infinitas, como é difícil ser a mãe que eu gostaria!


Meu maior desejo para meus filhos, mais do que vê-los tendo sucesso em diversas habilidades e conteúdos escolares, seja estando em casa em tempo integral ou frequentando a escola, é colocar em prática Deuteronômio 6.6-9: 


E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
Deuteronômio 6:6-9

Essa passagem fala ao meu coração. Como falho! Como perco oportunidades preciosas de ensino porque tenho grande dificuldade em "assentar em minha casa" por ficar correndo de um lado por outro tentando terminar tarefas que são intermináveis e muitas vezes negligenciando a tarefa MAIS importante que é instruir o coração dos meus filhos na Palavra de Deus...

Então, meu propósito em deixar a Pitucha em casa mais este ano é de investir: investir MAIS tempo do que tenho investido antes em sua educação cristã e escolar. Investir mais tempo lendo histórias, cantando canções, fazendo trabalhos artísticos, brincando e me divertindo com ela e seus irmãos e, principalmente, enquanto fazemos tudo isso, investir mais tempo ensinando as Coisas de Deus e mostrando o caminho da Salvação, que é o que eles mais precisam para um viver bem sucedido.

Gente... estou escrevendo tudo isso porque não é fácil. As horas do dia passam voando e o serviço de casa me consome mais do que eu gostaria. Se eu não me fixar em metas claras, facilmente fico perdida na rotina e deixo de fazer as coisas mais importantes. 

E ensinar com propósito não é fácil. Mesmo tendo experiência na área, o lar é um contexto totalmente diferente de uma sala de aula e não é fácil planejar e desenvolver atividades. É difícil saber como e por onde começar.

Mas Deus é muito bom e enquanto eu pensava, orava e
fazia pesquisas na internet sobre isso, Ele me mostrou o "ABC Jesus Loves Me", um currículo de Educação Infantil maravilhoso, que utiliza as histórias bíblicas como base para os conteúdos e já tem as atividades pensadas, organizadas em planos da aula específicos para ensino no lar e prontas para serem impressas gratuitamente. O negativo é ser em inglês, mas mesmo esse aspecto foi bom para nós, já que também procurava meios de ensinar essa segunda língua para meus filhos.


Se alguém quiser conhecer esse material, está no site: www.abcjesuslovesme.com
Talvez seja importante dizer que ele é gratuito para uso em família, mas requer o pagamento de uma licença para uso com crianças de fora, em escolas ou igrejas.

Por aqui iniciamos o currículo para crianças de 3 anos no mês de novembro e posso dizer que tem sido uma bênção gigante na nossa família. Minha pequena já decorou versículos, já sabe contar algumas histórias bíblicas e já tem um portfólio considerável de atividades escolares que ela fez brincando, sem pressão ou estresse, além das várias brincadeiras com aprendizado significativo, os livros e músicas de que todos aqui, inclusive os pequenos, se beneficiam.



Vez por outra pretendo postar aqui no blog algumas atividades que temos realizado já que é uma ótima forma de guardá-las de recordação e isso me motiva a continuar. Mas, se Deus assim quiser, quem sabe elas podem servir de incentivo e encorajamento para outras mamães que se encontram na mesma situação? Isso seria maravilhoso!


Se você está se perguntando se também precisa de um currículo ou material especial para ensinar a Palavra de Deus a seus filhos, a resposta é NÃO! Deuteronômio 6.6-9 pode ser cumprido cotidianamente em qualquer lar com pais que verdadeiramente amam ao Senhor e se preocupam em instruir seus filhos. Mas recursos ajudam bastante.


Se alguém tiver interesse posso indicar bons currículos em português e materiais cristãos de ótima qualidade. E certamente sua igreja pode te ajudar, além da internet, que também oferece infinitos recursos. Pequenos investimentos extras podem ser grandes bênçãos na vida de nossas famílias.


Mamães, quer nossos filhos frequentem a escola ou não, que possamos ter sempre em mente que o nosso maior e mais importante ministério - que deve tomar o melhor de nossas energias - é a tarefa de ensinar nossos filhos a amarem ao Senhor.


Esse é o meu desejo.


2016 com Ensino Domiciliar Cristão na dependência do Senhor, aí vou eu!


Beijos carinhosos,

Juliana Paizam



5 comentários:

  1. Ju, como sempre me inspirando e me ensinando! Vou seguir suas dicas e indicações e iniciar o processo com a Carol em breve! E acima de tudo, continuar ensinando a Palavra do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras mana! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Que inspiração! Ainda não sou mãe, mas já tenho em mente algumas dessas preocupações e desejos! que Deus te abençoe nessa preciosa tarefa de ensinar seus filhos!

    ResponderExcluir